INTERNACIONALIZAÇÃO – KIWIS DE PORTUGAL
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José Martino
Empresário, Engenheiro Agrónomo e CEO da Espaço Visual, Consultadoria Agrícola e Agroindustrial
INTERNACIONALIZAÇÃO – KIWIS DE PORTUGAL
Esta
estratégia de criar valor acrescentado na fileira dos kiwis de Portugal tem
sido levada a cabo, desde 2004, pela APK – Associação Portuguesa de
Kiwicultores e pelos seus associados, produtores, entrepostos e técnicos.
A
internacionalização da comercialização das produções dos kiwis de Portugal é
uma forma inteligente de dar resposta às alteração das condições estruturais,
resultantes, designadamente, de investimentos significativos em novas
plantações (passaram de 1685 hectares em 2012 para 2640 hectares em 2017) é
ideia comum na opinião pública nos dias de hoje que produzir kiwis do ponto de
vista médio, é rentável, que a comercialização está muito bem organizada pelos
vários entrepostos que concorrem entre si pelas produções primárias dos
kiwicultores, estes estão organizados e possuem dimensão mínima para exportar,
alguns deles estão reconhecidos como organizações de produtores.
Os kiwis
de Portugal baseiam a sua competitividade internacional na qualidade das
produções em detrimento dos custos de produção, baixos e concorrenciais.
Aposta-se na inovação tecnológica ao nível de novas variedades, técnicas
culturais, no conhecimento e know-how
das organizações de comercialização, na experiência exportadora sobretudo para
o mercado espanhol.
A
qualidade das produções dos kiwis de Portugal advém das excelentes condições
edafoclimáticas para produção de frutos com calibre e alta qualidade nas
regiões do Norte e Centro de Portugal, junto com a experiência e saber dos
kiwicultores portugueses. Estas duas condições são responsáveis pela produção
de frutos diferenciados de alta qualidade em termos de sabor (equilibrado e
mais doce), frutos sem defeitos de epiderme, forma perfeita (forma de ovo) teor
elevado em matéria seca, dureza dos frutos e poder de conservação frigorífica
superior a 6 meses sem apodrecimentos significativos.
Há necessidade de abrir novos mercados de exportação, bem como aumentar o investimento na promoção dos kiwis de Portugal nos mercados de destino, tirando partido, sempre que possível, das sinergias sectoriais e de fileira decorrentes da promoção doutros frutos ou produtos agroalimentares e as respetivas empresas.
A fileira dos kiwis de Portugal irá ter sucesso na exportação de quantidades acima de 60% da produção nacional de kiwis porque os dirigentes associativos, cooperativos e empresariais acreditam que esta é a estratégia adequada para criar riqueza e valor acrescentado. Esta determinação faz com que as respetivas ações alterem as condições internas e algumas vezes, as externas, na competição internacional e será responsável pela continuação dos bons resultados e sucesso do setor na próxima década.